Notícias
ALMG fará coleta de medicamentos vencidos, na sexta (25)
Os riscos da automedicação, assim como os perigos do descarte inadequado de remédios e resíduos de saúde estão em foco numa parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-MG).
Como iniciativa desta união, na próxima sexta-feira (25/9/20), data em que é celebrado o Dia Internacional do Farmacêutico, haverá, na entrada do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30), das 9 às 14 horas, um ponto de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso, dentro do projeto Traga de Volta.
Idealizado pelo CRF-MG, o Traga de Volta objetiva recolher remédios vencidos e/ou em desuso para gerenciamento, manejo e descarte seguro. Na oportunidade, também serão divulgadas informações sobre formas corretas de dispensar esse tipo de resíduo.
Não à automedicação - Em Minas Gerais, desde 2015, no mês de junho, é realizada a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação, prática danosa, mas comum no Brasil.
Como forma de dar continuidade às ações de alerta para o perigo do consumo de remédios por conta própria, sem a adequada orientação profissional sobre doses, efeitos colaterais e afins, o Legislativo apoia o projeto de coleta do CRF-MG, que também tem como foco a segurança sanitária e a saúde da população.
O portal do Conselho ainda destaca que setembro é o mês de prevenção ao suicídio, alertando que o uso indiscriminado e/ou inadequado de medicamentos também contribui para o aumento de casos de intoxicação e morte.
Para a presidenta do CRF-MG, Júnia Célia de Medeiros, “todas as etapas - da aquisição ao descarte dos medicamentos - são essenciais para a segurança do paciente, da sociedade e do meio ambiente. Medicamentos somente devem ser adquiridos para a indicação correta, na dose e quantidade adequadas para o tempo de uso”.
Fonte: ALMG