X

Notícias

Cantata de Natal da ALMG vai celebrar pluralidade

03/12/2018 | Notícias

Há 12 anos emocionando o público, a tradicional Cantata de Natal de Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será realizada em 5 de dezembro, às 19 horas, no Hall das Bandeiras (sede do Legislativo, na Praça Carlos Chagas).

Em sua 12ª edição, o espetáculo traz este ano um recorde de participantes, com a presença de 300 vozes de 23 corais, oito a mais do que no ano passado.

Com participação voluntária dos coralistas e regentes, a Cantata vai contar, ainda, com as presenças especiais da Orquestra de Câmara Opus, do cravista Antonio Carlos de Magalhães, do tenor Júlio César de Mendonça e da soprano Emanuelle Cardoso.

O evento é gratuito e já integra o calendário oficial de festividades de fim de ano realizadas em Belo Horizonte.

Reunindo corais tanto de instituições públicas, privadas e independentes, a Cantata celebra o espírito natalino valorizando a diversidade, presente também no repertório, cuja pluralidade dará voz a músicas clássicas eruditas, canções de Natal e peças de tradições culturais variadas.

Serão interpretadas 13 canções, incluindo músicas da tradição africana e originárias de países como Áustria, Canadá, Ucrânia e Nigéria.

A canção "Siyahamba", por exemplo, tem sua origem na África do Sul, provavelmente como um folclore Zulu. Em 1950, foi reescrita, enquanto um hino cristão, e mais à frente ganhou novos arranjos. "Siyahamba" significa "Estamos marchando" ou "Estamos caminhando".

O repertório traz ainda "Go Tell It On The Mountains", do gênero musical "negro spiritual", cuja aparição se deu nos Estados Unidos e foi inicialmente interpretada por escravos negros. Cantada e gravada por muitos artistas evangélicos e seculares, a música é considerada uma canção de Natal porque suas letras originais celebram a Natividade de Jesus.

Não faltarão, ainda, canções tradicionais, como as populares "Noite Feliz" "Aleluia" e "Jesus, alegria dos homens", além da "Canção dos Sinos", que conta a história de uma andorinha voando em torno de uma casa para proclamar a abundância da família.

Um pout-pourri natalino também tem lugar garantido, trazendo um conjunto de várias músicas natalinas: "O Natal já vem chegando", "Botei Meu Sapatinho", "O Primeiro Natal", "Adeste Fideles" e "Bate o Sino".

Já a brasileira "Ô de casa", música de Simone Guimarães e Sérgio Natureza, se fará presente na Cantata com um arranjo para coral feito pelo regente Fábio Nery. A canção foi composta na tradição da Folia de Reis e gravada por Ivan Lins.

Corais – Veja os corais envolvidos no espetáculo: Canarinhos de Itabirito, Coral AABB-BH, Coral Acordos e Acordes, Coral Ases – MG, Coral Campus em Canto, Coral Cidade em Canto, Coral Contas & Cantos, Coral da Copasa, Coral da Amagis, Coral da Gremig/Cemig, Coral do Ministério Público de Minas Gerais, Coral Encanto das Gerais da OAB/CAA e Coral Horizontes.

E ainda: Coral Imprensa-ABT, Coral do Ipsemg, Coral Jovem Sesc, Coral Jovens Cantores do Iemg, Coral Luís de Camões, Coral Magis Loyola Coral Vozes da Liberdade – MPF/MG, Coral Vozes das Gerais INSS/Receita Federal, Grupo Villa-Lobos, e Vozes de Minas – Coral dos Correios.

Regentes – Estarão à frente dos corais os regentes Cleude William, Cristina Bello, Daniel Rezende Lopes, Eduardo Teixeira Mendes de Oliveira, Eliane Fajioli, Emanuelle Cardoso, Éric Lana, Felipe Magalhães, Flávia Campanha, Guilherme Bragança, Ingrid Hollerbach, Karina Haddad, Leonardo Cunha, Luiz Flávio dos Santos, Robson Lopes, Rodrigo Garcia, Sérgio Canedo e Vivian Assis.

 

1228039.jpg (118 KB)

Fonte: ALMG