X

Notícias

Coordenadores do SINDALEMG participam de reunião na GSO

26/03/2019 | Notícias

Diante dos questionamentos sobre as mudanças no atendimento médico da Assembleia, o Colegiado Diretor do Sindalemg reuniu-se quinta-feira (14/03) com o Diretor de Recursos Humanos, Theophilo Moreira Pinto, com o gerente-geral da GSO Marcus Vinicius Pereira, Dr. Ronaldo Tibúrcio Pereira Ribeiro, Dr. José Roberto Fernandes Silva, Dr. Lourenço César Menezes.

Participaram da reunião os coordenadores do SINDALEMG, Adair Vidal, Lincoln Miranda, Romes Fernandes, Luiz Fernando Silva, Haroldo Dartagnan, Luiz Fernando Souza Cruz, e o representante dos servidores de Recrutamento Amplo, Luciano Gontijo.
Destacamos que as mudanças no atendimento prestados pela Gerência-Geral de Saúde Ocupacional (GSO), gera uma grande preocupação principalmente em relação a restrição no atendimento ao serviço de urgência e emergência.

O gerente-geral da GSO ressaltou que a deliberação não mudou em nada a responsabilidade ética no atendimento, a norma atende a uma antiga necessidade do setor de priorizar o serviço que entende ser sua essência: saúde ocupacional. Segundo ele, um dos problemas imediatos que devem ser solucionados é o alto tempo de espera dos pacientes.

Atendimentos eletivos, solicitações de receitas médicas, de exames de natureza eletiva e de risco cirúrgico serão encaminhados para atendimento por empresa mantenedora de plano de saúde ou pela rede pública de saúde. Atendimentos eletivos são aqueles em que é possível aguardar o agendamento, não sendo imprescindível a consulta imediata por não se tratar de situação de emergência e de urgência.

O gerente-geral destacou que o serviço de urgência e emergência está preservado. Essa definição será realizada pelo serviço de triagem, que foi instituído pela norma e será realizado pela equipe de enfermagem da GSO. Otimizando assim, uma mão de obra que é concursada e extremamente qualificada, para humanizar o atendimento, diminuir o tempo de espera, diagnosticar e reconhecer os casos de gravidade, de modo que esta triagem na enfermagem vem para somar, e disponibilizar para o servidor da ALMG um atendimento melhor.

A equipe de enfermagem da GSO, identificando que deve encaminhar o paciente para o médico, não irá hesitar neste encaminhamento. Os profissionais são bem orientados, e estão sempre investindo em aperfeiçoamento profissional e treinamento.O objetivo desse serviço é iniciar a assistência à saúde e otimizar o trabalho da equipe, identificar e priorizar os casos de intercorrências clínicas de emergência ou de urgência e orientar quais demandas devem ser encaminhadas.

Hoje os profissionais da GSO, atendem as seguintes demandas: pericias, atestados médico, demandas de psicoterapias, orientação nutricional, fonoaudiologia, auxilio enfermagem, fisioterapias, exames admissionais, licenças medicas com mais de 30 dias, pedidos de isenção de imposto de renda, pedido de assistência especial, redução de jornada, inclusão de dependentes no plano de saúde acima de 21 anos, entre outras.

O objetivo da mudança vem em prol da saúde dos servidores, dando mais ênfase à prevenção das doenças e a promoção da saúde, e para isso o exame periódico é a porta de entrada, onde o médico vai monitorar a saúde do servidor através deste atendimento. A equipe de médicos presentes na reunião, destacou a importância da realização do exame médico periódico. Os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos servidores, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos.

Por meio dos exames médicos periódicos é possível identificar, muitas vezes, e com certa antecedência, alguma condição impeditiva na saúde do trabalhador para o exercício de suas funções no ambiente de trabalho.

O que mais compromete a qualidade de vida das pessoas são as doenças crônicas. Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Silenciosas ou sintomáticas, podem comprometer a qualidade de vida e, nos dois casos, representam risco para o paciente.Doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPO, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia) estão entre as principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Durante o exame periódico, é feita uma avaliação integral da saúde do servidor, podemos perceber assim a importância do diagnóstico precoce, encaminhamento imediato e abordagem interdisciplinar estruturada para melhora do desfecho nos pacientes.Quanto a periodicidade do exame periódico, será determinada no atendimento, se o médico perceber que o servidor não está aderindo ao tratamento, que precisa de um cuidado e gerenciamento mais próximo, ele irá determinar o retorno dentro do prazo que ele achar que é melhor para o paciente.

Assim, ao focar em saúde ocupacional a ALMG está dando ênfase na qualidade de vida do trabalhador, oferecendo para os servidores bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho propício. Dessa forma, ela é o que previne contra riscos e demais problemas que o trabalhador venha a enfrentar por conta do ambiente físico/ambiental em que realiza suas atividades.As questões da prevenção da doença e promoção da saúde, tem como foco principal melhorar a qualidade de um atendimento essencial. É por meio da saúde ocupacional que os servidores podem realizar as suas atividades no ambiente de trabalho com muito mais tranquilidade, relaxamento e garantia de bem-estar social.

 

WhatsApp Image 2019-03-20 at 09.47.21.jpeg (53 KB)

 

IMG_2005.JPG (2.16 MB)