Notícias
CORONAVÍRUS: CONFIRA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
O primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) no Brasil foi confirmado em São Paulo, nesta quarta-feira. É um homem de 61 anos que voltou de uma viagem na Itália, onde há um aumento expressivo de casos da doença. E agora, o que você deve fazer para se prevenir? As redes sociais já estão repletas de usuários preocupados com sua saúde. Entretanto, não há razão para pânico. Medidas simples, como a boa higienização das mãos, por exemplo, são eficazes como métodos preventivos.
Como o vírus é transmitido?
Provavelmente o novo coronavírus é transmitido através de tosse e espirro, assim como outros vírus respiratórios. Os cientistas ainda estão tentando entender quão facilmente ele é passado para outras pessoas. De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecida neste caso. Durante o período de incubação e nos casos assintomáticos não há contágio.
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, há casos assintomáticos e também infecções de vias aéreas superiores semelhantes ao resfriado (com coriza, febre e dificuldade para respirar) e até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória aguda, com dificuldade respiratória. Radiografias do peito de pacientes infectados apontaram infiltrações nos pulmões.
Crianças, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves. No caso do covid-19, ainda não há relato de infecção sintomática em crianças ou adolescentes. Em caso de suspeita e de histórico de viagem para os países afetados, especialmente a China, é recomendável procurar um serviço de saúde.
Como se proteger?
Segundo a OMS, as medidas protetoras gerais são:
– Lavar frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão, especialmente após contato com pessoas doentes e antes de se alimentar;
– Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou lenços descartáveis;
– Evitar o contato próximo com quem tiver febre e tosse;
– Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde;
– Manter os ambientes ventilados;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
Máscaras cirúrgicas podem ajudar a limitar o espalhamento de doenças respiratórias, mas por si só não são garantia de prevenção e devem ser combinadas com as medidas de higiene citadas acima, segundo a OMS.
A entidade aconselha o uso racional de máscaras para evitar desperdício, ou seja, usá-las apenas em caso de sintomas respiratórios, suspeita de infecção por coronavírus ou em caso de profissionais que estejam cuidando de casos de suspeita.
Posso me contaminar com produtos que venham da China?
Não. A transmissão do coronavírus ocorre exclusivamente de pessoa para pessoa ou de animais para pessoas.
Onde há casos confirmados de coronavírus?
China (Hong Kong, Macau e Taiwan), Afeganistão, Alemanha, Argélia, Austrália, Áustria, Bahrein, Bélgica, Brasil, Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estônia, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Índia, Irã, Iraque, Israel, Itália, Japão, Kuait, Líbano, Macedônia do Norte, Malásia, Nepal, Noruega, Omã, Paquistão, Reino Unido, Romênia, Rússia, Singapura, Sri Lanka, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.
Situação em Minas (Até a manhã de quinta-feira):
Nove pacientes receberam atendimento médico por suspeita de infecção pelo novo coronavírus em Minas Gerais. Esse número se refere aos casos confirmados em oito municípios do estado. Oficialmente, a Secretaria de Estado de Saúde confirma apenas duas suspeitas. Tratam-se de duas pacientes de Belo Horizonte.
Leia aqui os mitos e verdades sobre o Coronavírus.
Fonte: Valor econômico, Estado de Minas, Saúde e Ministério da Saúde