Notícias
Reflexos dos preços dos combustíveis motivam debate
Os reflexos da política de preços e da produção da Petrobras, na economia e na sociedade mineira, serão debatidos, nesta quarta-feira (29/5/18), em audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada a partir das 14h30, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.
A audiência foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT). O objetivo é debater com especialistas no setor de petróleo, representantes dos caminhoneiros, sindicalistas, membros do setor jurídico, entre outros, os impasses criados pelos reajustes diários nos preços da gasolina, diesel e álcool, decorrentes da política de preços da Petrobras, adotada pelo Governo Federal.
A audiência da Comissão do Trabalho é a segunda agendada nesta semana, na Assembleia Legislativa, para tratar da crise do desabastecimento em Minas Gerais. Nesta terça-feira (29), a Comissão de Agropecuária e Agroindústria debate o impacto dos preços dos combustíveis no setor rural.
Desde a semana passada, os caminhoneiros bloquearam as principais rodovias do País e entraram em greve para protestar contra a política de reajustes da Petrobras. Os bloqueios estão afetando o abastecimento de combustíveis, medicamentos e alimentos nas cidades brasileiras.
“Os combustíveis são produtos-base da economia nacional, afetando praticamente toda a cadeia produtiva e de consumo, tendo efeito capital sobre a inflação”, apontou Rogério Correia. “E para segurar a inflação, o governo acaba aumentando a taxa de juros, aumentando o custo do dinheiro e, assim, incentivando a alta do desemprego e da recessão”, concluiu o parlamentar.
Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá participar do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.
Fonte: ALMG